domingo, 17 de abril de 2011

Hora das perguntas : os sentimentos vêm do cerebro

A nossa experiência do mundo e das pessoas seria muito vazia sem sentimentos e emoções. Imaginem uma vida sem dor, divertimento, alegria e tristeza. Na linguagem da vida quotidiana falamos de sentimentos genuínos, mas o coração, o corpo e o cérebro estão intrinsecamente ligados.
As emoções são controladas pelo cérebro
Todos os nossos sentimentos e emoções têm a sua origem no interior profundo do cérebro no sistema límbico. Uma lesão nesta parte do cérebro não nos permite ver se as outras pessoas estão a expressar raiva ou tristeza. E não poderemos sentir medo se ouvirmos sons misteriosos na cave a meio da noite. As emoções têm por base os sinais nervosos a partir dos sentidos.
Reagimos de formas diferentes
As formas através das quais reagimos às mesmas influências são muito individuais. Hereditariedade, ambiente e condições de vida influenciam se sentimos ansiedade ou se encaramos como um desafio quando nos pedem para fazer um discurso.
Devíamos apreciar a dor
A dor é uma sensação odiada pela grande maioria das pessoas. Algumas pessoas não conseguem sentir a dor, porque o sistema nervoso dos sentidos para o cérebro não funciona. Estas pessoas destroem os seus corpos, porque não conseguem reagir à dor. A dor força-nos a afastar o nosso pé de um pedaço de vidro ou a parar quando a faca nos corta o dedo. Quanto maior for o perigo para o corpo, maior é a dor que sentimos.
O cérebro produz substâncias semelhantes à morfina
Em situações em que corremos perigo de vida negociamos para poder sobreviver - não há tempo para a dor. O cérebro produz substâncias chamadas endorfinas, substâncias semelhantes à morfina. Estas substâncias bloqueiam a sensação de dor. Os grandes desportistas programam a produção de endorfina em movimento quando ultrapassam os limites da dor. Alguns desportistas tornaram-se dependentes deste tipo de excitação de morfina. A endorfina também é segregada pelo cérebro de amantes que estão a sentir um prazer imenso. A endorfina também reforça os laços entre a mãe e a criança.


Fonte: http://www.pavconhecimento.pt/exposicoes/modulos/index.asp?accao=showmodulo&id_exp_modulo=337&id_exposicao=12

2 comentários:

  1. Acho que as emoções vem do corpo todo e chegam ao cérebro, Nina.

    ResponderEliminar
  2. Quando acabou a licença de maternidade da mãe e eu tive de começar a trabalhar levava uma peça de roupa vossa para o escritório, só para a poder cheirar, para tentar que a separação fosse menos dificil. Sabes que a mãe teve de te deixar de amamentar mas nem por isso os laços que nos unem deixaram de ser fortes, porque a mãe ama-te muito. Sempre que cheirava a roupa do mano era como se o tivesse a amamentar pois os meus peitos tratavam logo de fazer o que deviam.
    Amo-te muito, a ti e ao teu irmão e tenho muito, muito orgulho nas pessoas lindas que vocês os dois se estão a transformar. Beijos minha linda princesa!

    ResponderEliminar